terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Principais espécies de algas comestíveis, no Minho

Chondrus crispus

Esta espécie, que surge em toda a costa nacional, é vulgarmente conhecida por botelho, cuspelo ou limo-folha. Devido ao seu agradável sabor é utilizada em sopas, frituras, geleias, pão e biscoitos.
Esta espécie apresenta normalmente uma coloração vermelho-púrpura ou violeta, no entanto pode apresentar uma coloração verde, se existir muita luminosidade no local. As suas lâminas (folhas) apresentam uma estrutura diferente na parte basal, onde não se apresenta ramificada, e na parte superior, ou se apresenta ramificada dicotomicamente, cada lâmina possui um comprimento entre os 7 e os 15 cm e possui uma textura cartilaginosa. 
Chondrus crispus

Bibliografia:
http://www.algaebase.org/
CAMPBELL, A. (1994). Fauna e Flora do Litoral - Guia  FAPAS. Porto: FAPAS/Parque EXPO 98.
http://gib.cm-viana-castelo.pt/documentos/20081003163152.pdf
http://www.cienciaviva.pt/rede/oceanos/1desafio/algas-marinhas-utilidades.pdf

2 comentários:

  1. tenho curiosidade em saber quais biscoitos... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,
      na verdade são biscoitos caseiros. Estas algas são utilizadas porque possuem reservas de agár-agár e carragena, substâncias que conferem viscosidade ao biscoito, durante a produção da massa. Na verdade, funciona como as folhas de gelatina, quando as colocamos nas receitas para espessar os biscoitos ou para colocar sobre as tartes.De qualquer forma,num dos artigos abaixo podes encontrar a lista de E's que vêm das algas. Vais ficar espantada com a quantidade de produtos que possuem estes E's:)

      Eliminar