quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Agricultura Biológica


Tal como prometido, começamos o ano com uma nova tradição: a publicação mensal do calendário agrícola. Assim, e para aproveitar este tempo solarengo e com a Lua a alegrar os nossos dias, vamos pôr mãos à obra...

Para quem possui uma pequena horta, ou até um jardim, e quer rentabilizar o espaço para ter produtos frescos e poupar uns trocados, seguem os nossos conselhos:

O primeiro mês do ano está longe de ser aquele que mais trabalho exige no seu jardim. Nesta época, a grande maioria das plantas encontra-se em descanso vegetativo. Ainda assim, pode semear petúnias, ervilhas de cheiro e gipsófilas. É ainda uma boa altura para plantar jacintos, begónias, lírios e amarílis. 

Se tem uma horta ou gosta de fazer experiências no seu quintal ou até mesmo num dos cantos da sua varanda, pode sempre semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, espinafres, nabiças, repolhos, rabanetes, favas e ervilhas. É também esta a altura indicada para plantar os alhos. Pode ainda, preparar os canteiros e talhões de modo a que a terra fique limpa e bem mobilizada, incorporando-lhe estrume, em substituição da fertilização química com adubos fosfatados, potássicos ou compostos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário