segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A importância da Biodiversidade: o caso das macroalgas


Muitas vezes se fala do valor da biodiversidade: o valor estético, biológico e até económico da vida no nosso planeta. Mas até que ponto este valor se reflete no nosso dia-a-dia? Será a biodiversidade mesmo importante para o Homem?

A resposta é, um óbvio, sim!
Todos nós usamos a Biodiversidade em prol de uma vida mais confortável. Tome-se como exemplo aqueles fins de semana na Serra ou os mergulhos em alto-mar. Seriam estas atividades tão interessantes sem a nossa biodiversidade? 

Um bom exemplo de utilização da biodiversidade é a culinária: uma grande variedade de cogumelos ou de legumes transforma qualquer prato, num prato especial. Na culinária são muitos os exemplos que nos levam à importância da biodiversidade, um desses são as algas.

Apesar de muitos de nós só associarmos as algas ao sargaço, existente nas praias, existem muitas outras espécies de algas. Na verdade o sargaço, assim chamado por ser maioritariamente constituído por espécies do género Sargassum, pode ser constituído por muitos géneros, tais como Fucus, Gelidium, ulva ou até Laminaria. 

Há registos que a utilização de algas marinhas é muito antiga, sendo neste momento utilizadas cerca de 221 espécies de macroalgas, ao nível mundial. Destas, 145 espécies são diretamente utilizadas na alimentação: 79 algas vermelhas, 38 algas castanhas e 28 algas verdes. O caso mais conhecido de utilização de algas na alimentação é o do Japão que utiliza algas dos géneros Porphyra, Hizikia e Undaria. Já em Portugal, à exceção de algumas zonas como Viana do Castelo e os Açores, a utilização de algas diretamente na alimentação é quase nula. Esta utilização restringe-se ao consumo indireto, pelo uso de alimentos com aditivos provenientes de algas. São exemplo, as gelatinas “vegetais” ou os alimentos com aditivos alimentares tais como E400 (Ácido algínico), E401-E405 (Alginatos), E406 (Agar) e E407 (Carragenana).
Outras utilizações podem ser consultadas na tabela abaixo.
Fucus vesiculosus

Laminaria digitata

Gelidium latifolium

Ulva lactuca

Sem comentários:

Enviar um comentário