quarta-feira, 26 de junho de 2013

Feira da Ciência

Integrado no Ano das Ciências, decorreu no dia dia 17 de maio, uma mostra dos trabalhos práticos experimentais realizados pelos alunos nas aulas de Ciências Experimentais de Ciências Naturais, Físico-Química, Biologia, Química e Física e Cursos Profissionais de Multimédia, Processamento e Qualidade Alimentar e Energias Renováveis, ao longo do ano letivo.
Esta mostra incluiu a demonstração de muitas atividades pelos alunos, exposição de trabalhos, posters e maquetas e ainda um debate dedicado ao tema “A Ciência do Desporto”.
Juntaram-se ainda alguns trabalhos realizados por alunos do 2º ciclo e do 9º ano, bem como algumas demonstrações.
As atividades decorreram no auditório da cantina e o espaço foi pouco para tanto entusiasmo e para todos os alunos, pais e professores que quiseram ver de perto atividades como a reciclagem de papel, os pega-monstros, erupções vulcânicas, a mousse de proteínas, a extração de DNA, lançamentos de foguetes, pérolas de alginato, a produção de vinho, a banca separadora de óleos e fazer o seu retrato em Face in Color. Durante toda a Feira foi também possível ver projeções de filmes realizados por alunos do Curso Profissional de Multimédia de temática ambiental, e das iniciativas realizadas ao longo do ano pelo Departamento de Ciências Experimentais como o Show de Ciência, o Hastear da Bandeira Verde ou o Clube de Ciência Curiosa.
Em exposição, para além dos trabalhos dos alunos em poster, maquetas e modelos, foi feita uma pequena mostra das velas produzidas no Worshop Pais & Filhos do 1º Período.
O Debate, moderado pelo Diretor Pedagógico, José da Silva Ferreira, contou com a presença de Raul Fangueiro e Luís Cunha, ambos investigadores da Universidade do Minho, que mostraram como a ciência, os avanços tecnológicos e dos materiais têm tido influência direta na performance dos desportistas das diversas áreas e podem, de futuro, levar a alcançar marcas ainda melhores. Foi também apresentada a forma como a fisiatria e a medicina desportiva é fundamental na monitorização de todos os aspetos fisiológicos que influenciam o desempenho desportivo dos atletas. A treinadora Sameiro Araújo salientou a importância da psicologia no rendimento desportivo de alta competição.
Do entusiasmo de todos os alunos que participaram e de todos quantos visitaram esta primeira Feira Anual de Ciência, parece ser claro que este evento que será, seguramente,  o primeiro de muitos a realizar no futuro.


Sem comentários:

Enviar um comentário