quarta-feira, 10 de abril de 2013

Curso Profissional de Energias Renováveis conquista o 2º Lugar no VIII Congresso Nacional de Cientistas em Ação


Decorreu no dia 6 de Abril em Estremoz, mais um Congresso Nacional de Cientistas em Ação. Os Jovens Renováveis, Bruno Campos, João Pinto, João Lopes e Marco Oliveira do 12º E participaram, com o Projeto/Maqueta “Central Termoelétrica com Processo de Cogeração” e viram o seu esforço e motivação, reconhecidos através da atribuição do 2º lugar.
Apreciações como: “Ideia Inovadora” e “As soluções apresentadas são legítimas” foram alguns dos comentários expressos pelo júri. 
O Projeto/Maqueta propõe uma solução de aproveitamento de energia térmica presente no funcionamento das centrais termoelétricas convencionais e propõe a aplicação dessa energia para a climatização de estufas agrícolas. O projeto visa ainda solucionar as emissões de gases efeito de estufa (nomeadamente CO2) para a fotossíntese das plantas presentes na estufa agrícola e quando em excesso, propõe a instalação de um sistema de produção de gelo seco.
O Congresso contou também com a presença de um grupo de alunas do 11º C do ensino regular, Vera Cardoso, Beatriz Vieira e Vera Barbosa, que apresentaram o projeto “Ecotoxicologia: O impacto do Homem no Ecossistema”.
Após uma defesa do projeto de forma brilhante, as alunas são distinguidas com uma Menção Honrosa, que destaca a pertinência e relevância do projeto.

               
O Curso de Energias Renováveis participou ainda com um segundo projeto “ Máquina de Lavar Ecológica” representada pela Andreia Gomes e Paulo Fernandes do 12º E. O projeto provocou uma forte interação entre público e júri, que destacaram a originalidade do projeto e a sustentabilidade energética.
               
O Externato Infante D. Henrique foi ao longo de todo o Congresso, destacado pela pertinência dos projetos quanto aos impactos ambientais, sociais e económicos, reforçando que estes se regem pelo rigor científico, curiosidade, inovação e capacidade de concretização. Mais, foi referido que são alunos atentos ao mundo que os rodeia e como tal, são cidadãos ativos na resolução de problemas decorrentes da atividade humana.

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