quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Eco-Aulas


Os alunos da turma G do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Processamento e Controlo Alimentar realizaram, no âmbito da disciplina de Biologia, uma formação de acordo com as propostas pedagógicas sugeridas para os conteúdos modulares “Mitose, reprodução assexuada e clonagem (Plantas)”. 
A atividade foi dinamizada pelo professor José Alberto Pereira e orientada pela professora Augusta Pinto, formadora responsável da disciplina de Biologia.
O professor José Alberto iniciou a formação com uma curta palestra acerca da importância da formação dos alunos em áreas com as novas tecnologias ao serviço da comunidade e, no contexto da formação, na agricultura. Em Portugal têm vindo a ser utilizadas novas técnicas de cultivo que garantem uma produtividade competitiva e uma taxa de desemprego inexistente na agricultura, mas que requerem conhecimentos especializados e formação científica e profissional.
Uma vez motivados pelas palavras do orador, os alunos acompanharam o professor José Alberto aos jardins da escola para recolherem alguns caules e folhas de plantas que serviram de materiais de apoio à formação.
Com os materiais recolhidos demonstram-se algumas das técnicas mais utilizadas na propagação vegetativa por estaca e por enxertia. Os alunos manifestaram muito interesse pela atividade, questionando frequentemente o professor acerca da temática.
Pretendeu-se proporcionar aos alunos uma aprendizagem motivadora e significativa de diversos conceitos, o desenvolvimento de destrezas técnicas e uma reflexão acerca da importância da formação e certificação de conhecimentos para um melhor desempenho profissional. 

Sem comentários:

Enviar um comentário