sábado, 10 de novembro de 2012

Eco-Aulas


No dia 7 de novembro os alunos do 10ºE, do curso profissional de Energias Renováveis tiveram uma aula de “Tecnologias e Processos” diferente e totalmente dedicada à ecologia. A tarde começou no auditório do Centro de Recursos Educativos, onde ouviram falar sobre os impactos na construção de barragens, com mais destaque para os ecológicos. Depois de analisar o caso de algumas barragens, que tiveram um impacto bastante negativo no meio ambiente, e outras em que tal era o impacto que causariam, que nem chegaram a ser construídas, debateram o caso da construção da barragem de Ribeiradio-Ermida. Após uma análise detalhada acerca das comunidades biológicas mais afetadas na construção desta barragem, os jovens foram convidados a pensar no caso especial dos anfíbios e a perceber quais as espécies que iriam ser mais impactadas neste processo.
Para que esta análise fosse mais realista, com o cair da noite todos os alunos participaram numa saída de campo, para a observação deste grupo de animais, tão ameaçados pelas ações do Homem. A saída de campo foi organizada em São Pedro de Oliveira, local onde os alunos desafiaram a chuva e partiram à descoberta da Biodiversidade. Foi uma noite particularmente interessante para a observação de anfíbios, dada a humidade existente, pelo que foram observadas 6 espécies: Rã ibérica, Rã-de-focinho-pontiagudo, Salamandra de pintas amarelas, salamandra lusitânica, sapo comum e larvas de tritão. Além das espécies de anfíbios foi possível observar muitas outras espécies: musgos, fetos, insetos e cogumelos. Foi ainda possível comparar da biodiversidade existente em locais com plantas invasoras e em carvalhais.
Depois de tantas horas de debate e observação, o sentimento era comum a todos os participantes: quando fazemos a próxima? No fim da atividade, todos estavam muito cansados, mas um dos comentários finais mostra o verdadeiro impacto que a atividade teve: “Nunca pensei que fossemos observar tantos seres vivos aqui”.









Sem comentários:

Enviar um comentário