quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EcoAulas



    
     Os alunos da turma G do 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Controlo Alimentar realizaram, no âmbito da disciplina de Biologia, duas atividades de campo de acordo com as propostas pedagógicas sugeridas para dos conteúdos modulares “Ecossistemas e Biodiversidade”. No primeiro módulo desta disciplina assume relevância o contacto direto dos alunos com o objeto de estudo – os seres vivos- e uma das metodologias mais atrativa das ciências - o trabalho de campo.  
   Assim, promoveu-se o workshop “ Charcos com Vida”, desenvolvido junto ao leito do rio Este, em Arentim, em dois charcos ricos em biodiversidade e relativamente protegidos da poluição. A atividade foi dinamizada pela Lília Cunha, responsável pelo projeto a nível da região de Braga, e orientado pela professora Augusta Pinto, formadora responsável da disciplina de Biologia.     
     A problematização e a observação crítica do meio é uma estratégia adequada ao estudo das características gerais da vida. Por isso, proporcionou-se aos alunos uma visita de estudo à Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, em Ponte de Lima. Os alunos puderam observar a variedade de seres vivos presentes numa área classificada internacionalmente como Zona Húmida e inferir acerca da sua organização ecológica e dos fatores que poderão pôr em risco o seu equilíbrio.
     A visita de estudo foi organizada pelas formadoras das disciplinas de Biologia e de Matemática, professora  Elsa Pereira, garantido a interdisciplinaridade da atividade. Aproveitando a deslocação os alunos realizaram diversos cálculos matemáticos relacionados com a distância percorrida e velocidade do autocarro.

     Pretendeu-se fornecer aos alunos uma aprendizagem motivadora e desafiante de diversos conceitos, o desenvolvimento de destrezas técnicas e uma reflexão sobre o impacte das atividades humanas nos ecossistemas.   


Sem comentários:

Enviar um comentário