Terminou hoje a Semana da Ciência e Tecnologia no Externato Infante D. Henrique (Ruílhe-Braga), uma iniciativa que trouxe à escola cerca de uma dezena de investigadores de diferentes áreas de investigação e levou a toda a comunidade atividades de divulgação e sensibilização associando ciência, tecnologia, ambiente e sociedade.
Saliente-se, nesta semana dedicada à ciência, duas importantes atividades: uma tertúlia intitulada “Chá com Ciência” que teve lugar na passada quarta-feira; e o hasteamento da Bandeira Verde realizado hoje da parte da manhã.
O “Chá com ciência” foi orientado para questões relacionadas com a ciência, o ambiente e a tecnologia. Neste evento acolhedor, que teve lugar no Centro de Recursos da Escola, com o calor de um chá e momentos de poesia, participaram vários investigadores da Universidade do Minho: Carlos Tavares (Físico), Renato Henriques (Geólogo) e Raul Fangueiro (Engenheiro). Estes cientistas conversaram com os demais convidados presentes - professores e alunos - sobre os avanços da investigação e da ciência e as suas consequências e sobre o impacto social ou económico das novas tecnologias. A tertúlia foi ainda enriquecida pela presença e demonstração de uma equipa de robótica constituída por alunos da Universidade de Aveiro (DETI).
A atribuição à escola da Bandeira Verde das Eco-Escolas foi comemorada, hoje de manhã, num ambiente de festa, com poesia e música em que participaram alunos do 5º ao 12º ano, bem como Altino Bessa, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, além de professores e direção da escola. Pelo 11º ano consecutivo, a nossa Escola recebeu este galardão como prémio pelos projetos e atividades que aqui são desenvolvidos no âmbito da educação ambiental. Ainda hoje um grupo de alunos e professores participarão na atividade promovida pela Câmara Municipal de Braga “Reflorestar Braga”, entre as 15 e as 17h, no Monte Picoto.
Mas outras atividades preencheram o rico programa desta semana da Ciência: a palestra “O Sol tranquilo?”, com o Professor Alexandre Aibéo, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, seguida de uma observação astronómica do Sol e outros astros visíveis nesta altura do ano; a palestra “Antioxidantes: mito ou realidade”, proferida pela professora Dulce Geraldo, do Departamento de Química da Universidade do Minho, que clarificou o que são estes “milagrosos” antioxidantes, o que se sabe sobre os seus modos de atuação, as suas fontes naturais e as vantagens e inconvenientes de suplementar a alimentação com estas substâncias; a palestra “Terapia génica: o contributo do centro de química da Universidade do Minho”, em que João Carlos Marcos (Departamento de Química) fez uma breve apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos no seu centro de investigação, numa área em crescimento, em interesse e conhecimento, e a palestra com a presença de Cacilda Cunha (Departamento de Física) que falou sobre “Estrelas, átomos e radiação”.
Uma referência especial para o projeto “A minha Escola de Ciências”, a que o Externato Infante D. Henrique aderiu recentemente e que permitiu a colaboração do Externato com a Escola de Ciências da Universidade do Minho e assegurou a vinda de tantos docentes e investigadores dessa instituição à nossa Escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário